Organização Sindical

Sob a coordenação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio) reúne as 34 federações e os 1042 sindicatos mais influentes e atentos aos interesses dos seus associados.
Para assegurar a legitimidade dos sindicatos que integram o Sistema, as federações do comércio averiguam a autenticidade de sua atuação para se certificar de que estejam em sintonia com a proposta do Sicomercio.
Afinal, é compromisso das entidades sindicais integrantes:
- Apoiar e incentivar a economia formal;
- Defender a unicidade sindical;
- Contribuir para o fortalecimento confederativo.
Origem do Sicomercio
Com a promulgação da Constituição Federal, em 1988, as entidades sindicais conquistaram autonomia para se auto-organizar e gerir. O Artigo 8º do texto garante a essas organizações o direito de dispor sobre assuntos de interesse do sindicalismo através de um sistema confederativo que represente suas categorias.
Foi nesse contexto que, a partir de 1990, começou a ser estruturado o Sicomercio. As reuniões das federações do comércio existentes à época, supervisionadas pela CNC, resultaram nas primeiras normas reguladoras do Sistema.
Regulamentada em 1991, a criação do Sicomercio é considerada um marco no processo de modernização e consolidação das entidades patronais do comércio de bens, serviços e turismo.
Mais informações na publicação CNC – Sicomercio História e Evolução
Senac Goiás sedia Fórum do Sistema Escolar Integrado (SEI)
PIB baixo acelerou mudança no BC
Escola SESC de Ensino Médio abre inscrições para 2012
Incrições abertas para Processo Seletivo 2013 da Escola Sesc de Ensino Médio
Lista de antibióticos com venda controlada é atualizada pela Anvisa